TEMA



“O MEU BOI MORREU O QUE SERÁ DE MIM, MANDA BUSCAR OUTRO MANINHA LÁ NO PIAUÍ”
Essa tradicional melodia do folclore Brasileiro nos lembra a verdadeira historia o Boi. Devido à própria colonização do Estado do Piauí e seu principal ciclo econômico, a Corta- Fogo vem a afirmar que o auto do Bumba Meu Boi teve inicio em terras piauienses, pois em meadas do século XVIII as fazendas de criação de gado movimentavam a vida econômica e cultural da Região.
Personagens marcantes como Pai Francisco e Mãe Catirina se confundem com historia de centenas de vaqueiros e moradores daquelas ricas fazendas, porém, sua realidade, apesar de viverem rodeadas por milhares de cabeças de gado era de extrema pobreza e humilhação por parte dos patrões.
“Pobre mãe Cartirina, teve o desejo de comer a língua do mais bonito e forte boi da fazenda, Pai Francisco para agradar a esposa grávida matou o boi. Arrependido e com medo dos castigos que o seu “Amo” lhe daria, Francisco procurou a sabedoria dos índios para ressuscitar o precioso boi, onde após rituais e pajelanças conseguem trazer de volta à vida do Boi para alegria de todos na fazenda”
Essa historia atravessou séculos e fronteiras geográficas. No Maranhão misturou-se com as tradições portuguesas, nascendo o Boi de Orquestra e o Boi de matraca. Com o ciclo da Borracha no final do século 19 vária nordestinos migraram para a Amazônia, surgindo o Boi Bumbá, uma versão do Bumba-meu- boi, onde foram incluídas personagens da cultura amazônica(Sinhazinha da fazenda, Cunhã- Paranga, Rainha do Folclore e o Pagé)
Hoje, na Cidade de Parintins, Estado do Amazonas acontece o Festival Folclórico do Boi Bumba, onde dois Bois (Caprichoso e Garantido) mostram com luxo e criatividade o Alto do Boi Bumba, um espetáculo que retrata a cultura dos povos Amazônicos.
E é nesse universo encantado que a Quadrilha Corta- Fogo mergulha para trazer a todos os expectadores a Tradição e a Beleza das Danças de Boi, numa harmônica mistura de som, luzes e coreografias, já tradicionais nas apresentações da Quadrilha Show de Nossa Sra. de Nazaré.